Augustus Toniolo é sexto na Final da OK Júnior e é o melhor brasileiro no Mundial de Kart 4v1246
Gabriel Gomez vê título escapar após acidente na disputa com outro competidor quando estava na liderança da OK1bj4u
O título mundial não veio em 2023, mas os kartistas brasileiros fizeram bonito na disputa das categorias OK e OK Júnior em Franciacorta, na Itália. E faltou pouco para o Brasil chegar ao pentacampeonato mundial. Na Final da OK, neste domingo, o catarinense Gabriel Gomez era o líder até se envolver num acidente e abandonar a corrida.
O melhor resultado do país veio com o paranaense Augustus Toniolo (foto), de apenas 12 anos, que foi o sexto colocado na Final da OK Júnior, que teve como campeão o belga Dries Van Langendonk. A categoria contou com 123 pilotos na disputa.
Augustus esteve sempre entre os primeiros nos Heats e terminou um deles em segundo. No Super Heat de seu grupo, foi o quinto colocado. Largou em sétimo na Final, cruzando a linha de chegada em sexto.
“Meu primeiro Mundial, meu primeiro ano na categoria e com apenas 12 anos. Estou feliz demais”, celebrou Augustus, que foi o único brasileiro na Final da OK Júnior.
Murilo Rocha também ou para o Super Heat, mas não conseguiu uma vaga entre os 36 finalistas. Já Lucas Moura, Enzo Nienkotter, Theo Salomão e Guki Toniolo acabaram de fora após os Heats de sábado.
Na OK, com 111 pilotos na briga pelo título, a vitória ficou com o russo Kirill Kutskov. A Final da categoria teve muitos toques e incidentes, com apenas 14 dos 36 finalistas cruzando a linha de chegada.
Gomez, atual vice-campeão Europeu e pole no Mundial de 2021, mostrou desde os primeiros treinos por que era um dos favoritos. Fez a pole na tomada do Grupo 4 e ficou em terceiro no geral. Venceu dois Heats e chegou em segundo em outros três. No Super Heat B, largou e completou em segundo. Na Final, acabou sendo envolvido em um acidente na volta 14, quando estava na liderança e era perseguido pelo britânico Joe Turney.
Olin Galli, maior campeão nacional, com 12 títulos no Brasileiro de Kart, também foi um dos destaques da OK e conquistou vitórias nos Heats. No Super Heat B, foi o quarto colocado e, na Final, aparecia entre os 10 primeiros até abandonar na última volta.
Miguel Costa também foi à Final, mas não completou. Matheus Morgatto, campeão mundial no ano ado, chegou a disputar o Super Heat, mas não seguiu para a Final.
Já Alfredinho Ibiapina e Gustavo Galvão encerraram suas participações no sábado, após os Heats.
Além de Morgatto em 2022, o Brasil tem mais três campeões mundiais de kart: Ruben Carrapatoso (1998), Gastão Fráguas (1995) e Guga Ribas (1986).
Confira os resultados das Finais em Franciacorta:
OK Júnior: https://www.fiakarting.com/event/2023-franciacorta/OK-Junior/results?session=ok-junior_results86
OK: https://www.fiakarting.com/event/2023-franciacorta/OK/results?session=ok_results43
Autor: Assessoria de Imprensa